A União Nacional de Camponeses (UNAC) parceria com o sector da saúde do distrito de Moamba, prestaram ontem, assistência sanitária em quatro comunidades de Moamba, visando aproximar os cuidados primários de saúde como vacinação, desparasitação e outros tratamentos essenciais às comunidades remotas.
Trata-se de Godjua, Gavaza, Mahungo e Ligongole comunidades que beneficiaram-se também de serviços como suplementação com vitamina “A”, consulta de criança sadia, desparasitação, planeamento familiar e consulta geral. As comunidades tiveram igualmente de palestras sobre higienização de alimentos, saneamento e testagem para saúde.
Foram rastreadas nestes pontos 32 crianças com parasitoses intestinal, doença aliada ao consumo de água contaminada. Suspeita-se que a contaminação hídrica tenha sido causada pela subida do caudal do rio Incomáti, que afectou o abastecimento de água, colocando em risco a saúde pública das comunidades.
A iniciativa tem como objectivo levar às comunidades serviços primários de saúde como rastreio e prevenção de doenças, vacinação, rastreio nutricional, saúde materno-infantil às zonas de difícil acesso ou desfavorecidas em termos de assistência sanitária.