Com o apoio de Pão Para o Mundo e em parceria com o governo distrital de Magude através dos técnicos do centro de saúde de Mapulanguene, percorremos hoje cerca de 65 quilómetros para fornecer serviços básicos de saúde à população residente na comunidade de Mbacane, localidade de Matsandzane.
Com esta intervenção, a União Nacional de camponeses (UNAC) pretendia assegurar que a comunidade de Mbacane, apesar da sua localização tivesse acesso a cuidados de saúde essenciais entre eles a triagem de doenças, aconselhamento testagem de saúde, rastreio de tuberculose.
“Nós vivemos numa comunidade onde não há hospitais por perto e não temos transporte, por isso, muitas vezes as pessoas morrem em casa”, contou Cecília Malhope, uma jovem mãe de 22 anos de idade residente no bairro “1”.
Graças a brigada móvel Cecília realizou sua consulta e a da filha de apenas oito meses. Segundo Malhope as brigadas promovidas a nível local são uma oportunidade ímpar para os residentes visto que a unidade sanitária mais próxima fica a mais de 35 quilómetros.
Com estas actividades, a UNAC espera contribuir para a melhoria da cobertura e eficiência dos programas de saúde a nível do posto administrativo de Mapulanguene, alcançando um maior número de pessoas e melhorando a adesão da população aos serviços de saúde.