A produção do arroz de variedade local é crucial para garantia da soberania alimentar no nosso país, o arroz é produzido principalmente por pequenos produtores nas zonas baixas para a subsistência familiar.
Com vista impulsionar esta prática, e para fomentar o uso de técnicas agro-ecológicas arrancamos com o processo de recuperação de sementes nativas na província de Sofala, uma actividade que contribui para o fortalecimento do empoderamento dos camponeses.
Entretanto, no quadro do projecto de “Resgate, Multiplicação e Distribuição de Sementes locais” estamos a recuperar no distrito de Búzi, província de Sofala variedades de sementes de arroz local denominado Nenê numa área de um hectare (1ha).
Implementado pela União Nacional de Camponeses (UNAC) em parceria com Pão Para o Mundo (PPM), o projecto beneficiou um total de 33 camponeses membros da Associação Samora Machel.
A UNAC, espera com esta produção colher mais de 6 toneladas de arroz, e contribuir deste modo para o alcance das metas de desenvolvimento rural através da aposta para o aumento da produção e produtividade nos distritos e da promoção da agricultura de conservação e agro-ecologia.