Visando garantir a soberania alimentar e de sementes locais para os camponeses, as associações agrícolas Luahe e Wirana Cavela Wathiana colheram no primeiro semestre do ano em curso pelo menos 1.2 toneladas de milho de variedade local denominado “Namitala”, numa área de dois hectares.
A safra de milho no distrito de Malema, província de Nampula vai contribuir para geração de renda, o estabelecimento de banco de sementes nativas e germoplasma local de milho.
A colheita de milho Namitala, enquadra-se no âmbito do projecto “resiliência aos efeitos de mudanças climáticas através de promoção da soberania alimentar para as famílias camponesas em Moçambique enfoque no resgate, multiplicação e distribuição de sementes locais”, implementado pela União Nacional de Camponeses (UNAC) em parceria com Pão Para o Mundo.
Para UNAC, esta iniciativa constitui uma oportunidade para o empoderamento socioeconómico dos camponeses, através da aposta para o aumento da produção e produtividade, promoção da agricultura de conservação, agroecologia e o controlo de sementes locais.
Esta colheita vai contribuir para o alcance das metas do desenvolvimento sustentável nos números 1 (erradicar a pobreza), 2 (fome zero e agricultura sustentável) e 12 (assegurar os padrões de produção e consumo sustentáveis).
Estiveram envolvidos na produção e colheita de Namitala 37 camponeses, dois quais 27 mulheres e 10 homens.