Em parceria com a We Effect, capacitamos na última quinta-feira, 07 de Agosto, no distrito de Mavago, província de Niassa, camponeses em matérias de integração de género. A formação visava sensibilizar e criar estratégias de integração das mulheres nas actividades desenvolvidas ao nível local para permitir abordar as desigualdades de género nas comunidades, procurando transformar as normas de género nocivas que dificultam a liderança das mulheres e o acesso e controlo de recursos e bens.
A capacitação enquadra-se no âmbito do programa Alcance (programa de alimentos, clima, agricultura, natureza coordenação e empoderamento da mulher), implementado pela União Nacional de Camponeses no distrito de Mavago através do projecto “Fortalecimento das Capacidades Interventivas das UPC´s norte em Agricultura resiliente, acção climática e promoção de Igualdade Género – Olipihana”.
Esta formação vai contribuir para o fortalecimento da união das mulheres na busca de soluções conjuntas do movimento associativo e nos processos de tomada de decisões individuais e colectivas.
Contribuiu igualmente para consciencializar as mulheres rurais sobre os seus direitos e deveres na sociedade, incentivando a participação activa na vida do movimento associativo.
O projecto Olipihana tem como objectivo assegurar que mulheres, homens e jovens capacitados, mobilizados e organizados, tomem medidas colectivas, como agentes-chave da mudança no combate à injustiça climática e à desigualdade de género, como fundamentais para afirmar o seu direito a uma alimentação adequada, sustentável, nutritiva, equitativa e justa.
Participaram desta formação 25 camponeses, dos quais 20 mulheres e cinco homens abrangidos pelo programa.