Com vista a estimular a participação activa da classe campesina no processo de desenvolvimento, arrancam amanhã 19 de Fevereiro, as aulas de alfabetização de camponeses membros de associações agrícolas de camponeses do distrito de Moamba, província de Maputo, onde serão abrangidos 144 camponeses, dos quais homens 17 e mulheres 127.
As aulas de alfabetização estão sendo implementadas pela UNAC, em parceria com Agência Andaluza de Cooperação para o Desenvolvimento (AACID), em sete associações agrícolas nomeadamente: associação Txivirrica, Bindzulane Vavassate, Mulheres de Godjua, Pfucane varime, Mahungo entre outras.
Este acto reforça a nossa luta pelo empoderamento dos camponeses, homens e mulheres jovens através do incremento de apoio formativo do campesinato com vista a torná-lo auto-sustentável e potenciá-lo na solução dos problemas usando meios existentes disponíveis e iniciativas locais.
Espera-se que com estas aulas, sejam reforçadas as capacidades técnicas e interventivas das associações filiadas à UNAC através das formações contínuas especializadas dos membros a nível das uniões provinciais, distritais e associativas.