Para garantir o aumento e a preservação das sementes nativas, a União Nacional de Camponeses (UNAC) iniciou em Setembro de 2021 o processo de Resgate, Multiplicação e Distribuição de Sementes e material vegetativo locais no distrito de Gorongosa, província de Sofala.
Um programa que visa contribuir para o desenvolvimento da organização rural e promoção da soberania alimentar através da multiplicação e transferência de sementes locais, para o fortalecimento das capacidades de resiliência e organizativas de famílias camponesas.
Desde a implementação destes programas, que decorrem em parceria com Rede Inkota e Médico Internacional, foram beneficiados no distrito de Gorongosa um total de 317 camponeses dos quais 180 mulheres e 137 homens de diferentes associações agrícolas filiadas à União Nacional de Camponeses.
Neste grupo, pelo menos 62 membros da Associação Agrícola Phaza Inatessa e Associação Graça de Deus estiveram envolvidos última semana de Abril na colheita de 1.640 quilogramas de milho de variedade local denominado Kenha e Resposta.
Por um lado, com a recuperação das sementes nativas, a UNAC pretende assegurar a preservação das espécies locais e alimentos saudáveis para a população, por outro, garantir o estabelecimento de bancos de sementes locais nos distritos.
Apostar e fomentar o uso das sementes locais é crucial para a preservação e desenvolvimento de culturas que facilmente se adaptam às mudanças climáticas e com maior resistência a pragas e doenças.