No quadro do projecto “resiliência aos efeitos de mudanças climáticas através de promoção da soberania alimentar para as famílias camponesas em Moçambique, com enfoque no resgate, multiplicação e distribuição de sementes locais” implementado pela União Nacional de Camponeses (UNAC), na província da Zambézia, os camponeses do distrito de Gúruè acolheram a cerimónia de troca de experiência sobre purificação de sementes nativas.
O intercâmbio sobre sementes locais tinha como objectivo compartilhar conhecimentos sobre processo de purificação e melhoramento massal de variedades de Milho local. Esta acção reforça o nosso compromisso de continuar a promover a agricultura agroecológica e sustentável, visando garantir a soberania alimentar e a de sementes nativas.
Este evento reuniu um total de 53 camponeses provenientes da província de Nampula e do distrito de Gúruè (anfitrião), que, na ocasião visitaram o banco de sementes da cooperativa de multiplicadores de sementes locais, uma instalação comunitária construída com o objectivo de garantir a diversidade genética das sementes nativas.