Visando restaurar o acesso à água potável à população, a União Nacional de Camponeses (UNAC) em parceria com a Rede Inkota reabilitaram no povoado de Muvumbe, distrito de Macate, um furo de abastecimento de água que vai beneficiar pelo menos 50 crianças órfãs e 19 idosos.
A nível da comunidade, a fonte de água renovado vai beneficiar 30 famílias que percorriam mais de 2Km para ter acesso ao precioso líquido, um recurso vital para comunidade.
O furo de água vai contribuir drasticamente para a redução doenças hídrica, como cólera e diarreia e impulsionar a criação de pequenas hortas.
A iniciativa enquadra-se no âmbito do projecto "Melhorar a soberania alimentar através de promoção de métodos agroecológicos e empoderamento das mulheres nas comunidades rurais em Moçambique", implementado pela UNAC, na província de Manica.
Com a reabertura do furo de abastecimento de água, o movimento nacional de camponeses, vai contribuir para a melhoria da segurança hídrica e consequentemente a saúde pública. Esta acção vai contribuir igualmente para o alcance dos objectivos do desenvolvimento sustentável Nrs 06 e 10 (Água Potável e Saneamento; Redução das desigualdades).