Com vista a tornar os camponeses mais resilientes aos efeitos de mudanças climáticas através de promoção da soberania alimentar para as famílias camponesas em Moçambique com enfoque no resgate, multiplicação e distribuição de sementes locais realizamos ontem, no distrito de Gurué, província da Zambézia, a colheita de milho local.
Estiveram envolvidos na colheita de milho local de variedade Namitala neste processo três associações agrícolas nomeadamente: Namigonha, Produza e Howa Omale, Namitala é um tipo de milho local, recuperado no quadro do projecto de resgate de sementes nativas.
Fizeram parte da colheita e selecção de milho 47 pessoas, das quais membros associados, promotores do projecto, e o presidente da Cooperativa de Multiplicadores de sementes e os técnicos do Serviço Distrital das Actividades Económicas de Gurué.
Após a colheita que foi feita em 04 blocos, fez-se o descasque e seleção das espigas com mesmas características, onde conseguiu-se colher no total 340 espigas e selecionados com mesmas características e com 12 filas 98 espigas, 14 filas foram 35 espigas, com 10 filas tivemos 53 espigas, e as restantes com má formação de espigas .