As brigadas móveis de saúde contribuem para o fácil acesso aos serviços básicos de assistência médica e medicamentosa, principalmente nas zonas rurais onde a população vive longe do raio hospitalar.
Entretanto, para alcançar estas comunidades, deslocamo-nos na manhã de hoje, à Kumane, uma comunidade que dista a 17 quilómetros do centro de saúde, para disponibilizar serviços de saúde como consultas de criança sadia, vacinação de rotina e vacinação contra o humano papiloma vírus, consultas externas entre outras doenças.
Hoje, por exemplo com apoio de Pão Para o Mundo e em parceria com o governo do distrito de Magude, através dos técnicos de saúde de Mapulanguene realizamos 30 consultas externas e três pós-parto, rastreamos dois casos de tuberculose.
Este tipo de intervenção constitui uma oportunidade para a população aceder aos serviços de saúde próximo às suas residências, uma acção que visa aumentar o raio de cobertura sanitária, reduzir o índice de doenças infecciosas nas comunidades e garantir a continuidade de cuidados de saúde.
As brigadas móveis de saúde nas comunidades vão igualmente contribuir para a garantia de assistência e tratamento para diferentes enfermidades, redução da morbilidade e mortalidade por doenças preveníveis.