Pelo menos 133 pessoas, das quais 40 Homens e 93 Mulheres participaram entre os dias nove, 10 e 13 do mês em curso das palestras de sensibilização sobre as uniões prematuras, gravidez precoce, saúde sexual e reprodutiva no distrito de Moamba, província de Maputo.
A gravidez precoce e as uniões prematuras em alguns distritos do nosso país, principalmente as zonas rurais, tem impactado negativamente no desenvolvimento das raparigas e mulheres jovens comprometendo assim o futuro da juventude.
Devido a interligação constante entre as uniões prematuras e gravidez precoce, a sua resolução requer abordagens multifacetadas, por isso, realizamos em três comunidades de Moamba campanhas de sensibilização com vista a consciencializar a população sobre os prejuízos destas práticas.
Estas campanhas tinham como objectivo despertar a consciência da população residente em Mahungo, Godjua e Sabié-sede sobre os riscos e impactos das uniões prematuras, gravidez precoce e garantir que as raparigas e jovens tenham acesso à informação sobre as consequências que esta prática pode trazer. A ocasião serviu igualmente de um campo de debate em torno dos problemas relacionados à saúde sexual e reprodutiva.
A iniciativa enquadra-se no âmbito do projecto “Reduzir a insegurança alimentar e promover a saúde nutricional das famílias camponesas”, implementado pela União Nacional de Camponeses (UNAC) em parceria com a Associação de Trabalhadores e técnico Sem Fronteiras (ATTsF), no posto administrativo de Sabié, distrito de Moamba.
A UNAC espera com esta acção, contribuir para a redução dos casos de uniões prematuras e gravidez precoce nas famílias bem como melhorar a saúde sexual e reprodutiva dos membros da comunidade abrangidas.