Decorreu na última quarta-feira, na cidade de Maputo, o treinamento em advocacia e liderança no contexto da revisão da lei de terras, com o objectivo de debater em torno do Direito de Uso e Aproveitamento de Terra e da proposta do Anteprojecto da Lei de Terras, a capacitação acontece numa altura em que está em curso o processo de revisão da Lei de Terras.
Entretanto, a presidente da União Nacional de Camponeses (UNAC), Ana Paula Taucale, na sua intervenção apelou à participação activa e massiva dos camponeses, principalmente das mulheres neste processo para assegurar que os seus direitos sejam salvaguardados na futura Lei de Terras.
Para garantir maior inclusão e envolvimento dos camponeses, Ana Paula Taucale apelou ao governo a replicar os instrumentos em revisão nas principais línguas mais faladas em cada região do país.
Na mesma ocasião, a presidente da UNAC sublinhou que urge garantir que o Anteprojecto da Lei de Terras seja expandindo nas zonas mais recônditas para garantir o envolvimento efectivo das comunidades rurais.
Participaram do treinamento 22 pessoas, das quais 20 Mulheres e 2 Homens representantes da UNAC, Movimento Moçambicano das Mulheres Rurais, Fórum das Organizações Femininas do Niassa e Fórum Mulher.