Ver outras histórias

“COM O CELEIRO CONSERVAMOS BEM AS SEMENTES”

“Antes furávamos bidons para conservarmos as sementes, com este celeiro conservamos bem”, este é o testemunho de Julião Cumbe, de 49 anos de idade, pai de 15 filhos, vive em Sabié, no distrito de Moamba, província de Maputo.

Julião Jossias Cumbe é camponês, dedica-se a actividade agrícola desde a adolescência, ele tem na agricultura sua base de sobrevivência e da sua família, pois é através dela que supre as necessidades do seu agregado familiar.

Cumbe é também membro e secretário da Associação Bindzulane Vavassate, uma associação composta por 26 camponeses, dos quais 20 são mulheres.  Bindzulane Vavassate beneficiou-se de diversos apoios, dos quais a construção de um celeiro para a conservação de nossas sementes locais/nativas, um gesto que visa melhorar as condições de armazenamento de sementes.

A construção do celeiro enquadra-se no âmbito do projecto “Reduzir a insegurança alimentar e promover a saúde nutricional das famílias camponesas no posto administrativo de Sabié, distrito de Moamba”, implementado pela UNAC em parceria com a Associação de Trabalhadores e Técnico sem Fronteiras, distrito de Moamba, província de Maputo.

Visivelmente entusiasmado com a conclusão do celeiro, Julião recuou ao tempo para nos lembrar sobre os métodos de conservação de sementes, “antigamente sofríamos em como conservar as sementes, furávamos os bidons e às vezes as sementes apodreciam, agora que temos o celeiro conservamos bem as sementes”.

Segundo o secretário de Bindzulane Vavassate, a conservação é feita usando folhas das árvores como mafurreira e seringa, o tabaco e rapé são também usados para conservar as sementes.

O celeiro com capacidade de conservar pelo menos 340 quilos de sementes, vai beneficiar 45 camponeses, dos quais 15 homens e 30 mulheres.

Outras histórias de sucesso

INTERVENÇÃO DA UNAC REDUZ ÍNDICE DE DESPERDÍCIO DE HORTÍCOLAS

Ler mais

“FAZER NECESSIDADES MAIORES NO MATO PROVOCA DOENÇAS”

Ler mais

“NÃO SABÍAMOS QUE PODÍAMOS USAR FEZES DE ANIMAIS COMO ADUBO”

Ler mais

Parceiros

©2025 | UNAC. Todos direitos Reservados.
envelopephone-handsetmap-markerchevron-leftmenu-circlecross-circle linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram