Às vezes, o caminho trilhado pelos filhos é o reflexo das acções dos seus pais, esta frase encontra o seu verdadeiro sentido quando nos deparamos com Quizito Augusto Mafigo, de 44 anos de idade, natural de Tete, região centro de Moçambique.
Quizito Mafigo, é camponês e vive no bairro Mpadue, na cidade de Tete. Ele é filho de um camponês e por sinal antigo presidente da União Nacional de Camponeses (UNAC), Augusto Mafigo.
Apesar do seu pai ter sido camponês e líder do movimento nacional campesino, ele decidiu abraçar a área de produção agrícola na juventude, em 2005, com 24 anos de idade, e em 2009 decidiu juntar-se a Associação Agrícola Salgado.
Mafigo não só seguiu os passos como camponês, mas, também no papel de liderança, hoje ele é Vice-presidente da União Zonal de Mpadue. Através da agricultura ele conseguiu construir quatro casas, das quais 3 são usadas como fonte de rendimento.
“Com a produção construí uma casa tipo 3 e 3 casas de tipo 1, que mando alugar”, explicou o vice-presidente da União Zonal de Mpadue, que na ocasião acrescentou que com a produção agrícola consegue manter os seus filhos na escola.
Quizito lançou numa área de um hectare (1ha) sementes de tomate, onde projecta colher cerca de 140 cestos, de 50 quilogramas, e uma parcela de um hectare e meio (1,5ha) lançou sementes de couve, produtos que após a colheita são destinados principalmente ao consumo e venda.