Para fortalecer as capacidades produtivas dos camponeses através do aumento da produção e produtividade, promoção da agricultura de conservação e agroecologia com foco no controlo e uso das sementes locais inauguramos na última sexta-feira, no distrito de Malema, província de Nampula, o banco de sementes locais e escritório.
A inauguração enquadra-se no âmbito do projecto “resiliência aos efeitos de mudanças climáticas através da promoção da soberania alimentar para as famílias camponesas em Moçambique, com enfoque no resgate, multiplicação e distribuição de sementes locais”, implementado pela União Nacional de Camponeses em parceria com Pão Para o Mundo.
O estabelecimento do banco de sementes em Malema, vai beneficiar 12 associações agrícolas dentre elas Muthipa, Luahe “A”, Namipua, Malema sede e Muralelo. Esta acção reforça o nosso compromisso de melhorar a capacidade de produção das associações com recurso ao melhor uso de equipamento, técnicas de produção agrícola e insumos de produção de qualidade.
A cerimónia de inauguração culminou com a realização da feira agrícola de sementes locais, que juntou camponeses de Cuamba, Gúruè e Malema (anfitrião). A iniciativa visa promover e encorajar a troca de experiências sobre sementes nativas de modo a preservar a diversidade genética e incentivar o intercâmbio.