No cumprimento das nossas acções na promoção da agricultura sustentável, inauguramos hoje, 24 de Outubro, no distrito de Manjacaze, o banco de sementes locais e escritório da união distrital de camponeses.
A inauguração enquadra-se no âmbito do projecto: "promoção da soberania alimentar e participação social e política das famílias camponesas do distrito de Manjacaze sul de Moçambique", implementado pela UNAC, com apoio da Rede Inkota.
Trata-se de uma infraestrutura que vai contribuir para a garantia da soberania de sementes tradicionais ou indígenas, bem como assegurar a existência de maior número e diversidade de sementes locais para as futuras gerações.
O empreendimento reforça o compromisso do movimento distrital de continuar a preservar as sementes nativas, garantindo maior autonomia e resiliência às alterações climáticas registadas nos últimos anos.
A inauguração foi feita pelo administrador do distrito de Manjacaze, Eceu Muianga, que durante o seu discurso enalteceu a União Nacional de Camponeses pelo suporte que tem dado aos membros, ao nível do distrito.
Muianga apelou aos camponeses de Manjacaze a apostar na produção de arroz local. "Gostaria de visitar-vos no próximo ano e encontrar sementes de arroz", sublinhou.
"Agradecemos pela feira de sementes locais, sabemos que há falta de chuva, por isso o índice de fome, mas não devemos desanimar, temos que continuar a produzir", reiterou o administrador de Manjacaze.