A UNAC e a La Via Campesina (LVC) procederam na manhã de ontem, 17 de Março de 2023, no Centro Cultural Brasil Moçambique, em Maputo, ao lançamento da publicação "As Camponesas são Mulheres: Compreendendo a violência contra as mulheres rurais na África Austral e Oriental”, um documento que aborda sobre as violências que as mulheres camponesas tem sido sujeitas na regiões da África Austral e Oriental.
O estudo foi elaborado com base em pesquisa feita em 07 países, e busca chamar atenção para as violências sistêmicas e discriminação que mulheres campesinas sofrem nas regiões investigadas. Trata-se de uma iniciativa de feminismo camponês da LVC na região, bem como da sua campanha pelo fim da violência contra a mulher.
“Demos prioridade à campanha para acabar com a violência contra as mulheres, pois é fundamental para o movimento compreender a situação das mulheres camponesas” afirmou Ana Paula Taucale, presidente da UNAC, durante o discurso de lançamento.
A campanha é também uma ferramenta para abrir caminhos ao empoderamento das mulheres, explorando a proposta do feminismo camponês e popular como um quadro promissor para compreender e mudar a realidade desigual em que vivem as mulheres camponesas, reiterou Taucale.
Esta publicação, é resultado de colecta de várias experiências e histórias de vida das mulheres e, vai contribuir para o estabelecimento dos alicerces de um feminismo camponês africano e para o fim da violência contra as mulheres camponesas africanas em particular.