Lançamento do estudo: “As Camponesas são Mulheres- Retratando a Violência contra as Mulheres Rurais na África Austral e Oriental, Volume II”

A Via Campesina e a União Nacional de Camponeses, lançaram nesta quarta-feira, 24 de setembro na União das Cooperativas Agrícolas de Marracuene o segundo Volume do estudo “As Camponesas são Mulheres- Retratando a Violência contra as Mulheres Rurais na África Austral e Oriental, uma publicação que busca trazer a interseccionalidade de ser mulher e mulher camponesa, mostrando as múltiplas e interligadas formas de violência enfrentadas pelas mulheres camponesas em África.

A publicação fala sobre a violência e exclusão que esta camada vivencia na África Austral e Oriental, e também, traz alguns casos de sucessos testemunhados em alguns países. As Camponesas são Mulheres busca mostrar neste estudo que as mulheres não estão isoladas na luta contra a violência e discriminação baseadas no género.

Este estudo baseia-se no primeiro volume, intitulado “As camponesas são mulheres: compreendendo a violência contra as mulheres rurais na África Austral e Oriental”, lançado em Março de 2023, na cidade de Maputo, que ilustra as realidades vividas por estas mulheres e as estratégias que utilizam para resistir à opressão e transformar as suas comunidades.

O estudo  revela conclusões importantes, tais como a negação sistemática dos direitos das mulheres à terra ameaças à soberania das sementes, uma vez que a agricultura industrial, leis restritivas sobre sementes e organismos geneticamente modificados (OGM´s) prejudicam os sistemas de sementes geridos por camponeses.

Segundo Susan Owiti, as camponesas são mulheres é também um grito de socorro e apelo à acção e “lembra-nos que a luta pela soberania alimentar não pode ser separada da luta pela justiça de género”.

Aos governos africanos, o estudo apela por  investimento em serviços rurais, mecanismos de protecção e acesso à justiça para sobreviventes de violência de género e garantam direitos iguais às mulheres em relação à terra, sementes e territórios bem como respeito e promoção da liderança e participação das mulheres camponesas nos espaços políticos e de tomada de decisão.

Partilhar:

Mais noticias

SOFALA PERDE CERCA DE 21.425 DE CULTURA DE MILHO

SOFALA PERDE CERCA DE 21.425 DE CULTURA DE MILHO

As inundações causadas pelas chuvas e abertura de barragens afectaram de novembro a 21 do mês em curso, 38.353 hectar[...]
Ler mais
CERCA DE 166.308,31 HECTARES DE ÁREAS AGRÍCOLAS SUBMERSOS EM MOÇAMBIQUE

CERCA DE 166.308,31 HECTARES DE ÁREAS AGRÍCOLAS SUBMERSOS EM MOÇAMBIQUE

As cheias que assolam o país devastaram cerca de 166.308,31 hectares de culturas agrícolas, dos quais, 74.769,59 foram[...]
Ler mais
 UNAC RECEBE VISITA DE CORTESIA DA THOUSAND CURRENTS

 UNAC RECEBE VISITA DE CORTESIA DA THOUSAND CURRENTS

A União Nacional de Camponeses (UNAC) manteve na última sexta-feira, na cidade de Maputo, um encontro de cortesia com [...]
Ler mais

Parceiros

©2026 | UNAC. Todos direitos Reservados.
envelopephone-handsetmap-markermenu-circlecross-circle linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram