Com vista a promover o uso das sementes tradicionais, a União Distrital de Camponeses de Macate, realizou na sexta-feira, 17 de outubro, em Macate, província de Manica, a feira interdistrital de Sementes e Material Vegetativo Locais.
A exposição enquadra-se no âmbito do projecto “Melhorar a soberania alimentar através da promoção de métodos agroecológicos e empoderamento das mulheres nas comunidades rurais em Moçambique”, implementado pela União Nacional de Camponeses e pela Lemusica.
A iniciativa que visa fortalecer agricultura sustentável, a valorização de sementes nativas através de práticas agroecológicas, contribuindo para o engajamento e empoderamento dos camponeses, conta com o apoio da Cooperação Alemã- Inkota.
Esta feira constitui uma oportunidade para a promoção da segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável nas comunidades rurais, com enfoque na agroecologia e empoderamento das mulheres.
A UNAC espera com esta acção contribuir para a preservação da biodiversidade local através da valorização do conhecimento e práticas tradicionais. O evento juntou pelo menos 139 pessoas, das quais camponeses e camponesas (de Gondola, Macate e Sussundenga), representantes da Cooperação Alemã-Inkota e representantes do governo através do Director do SDAE, Egas Bila.