MAIS DE 600 CAMPONESES BENEFICIAM-SE DE EQUIPAMENTOS DE TRABALHO EM SOFALA

No âmbito da implementação do projecto “Acções de Recuperação Pós Idai (APIDAI)” financiado pelo parceiro We Effect, pelo menos 641 camponeses, das quais 492 mulheres e 149 homens de 19 associações filiadas à UNAC, beneficiaram-se no mês de Julho do ano em curso de 2021, de instrumentos de trabalho e kits de sementes de hortícolas diversas nos distritos de Búzi, Nhamatanda e Dondo, na província de Sofala.

O grupo de camponeses e camponesas recebeu equipamentos de trabalho (motobombas,  tubos de secção de 03 polegadas, tubos flexíveis, enxadas, pulverizadores do dorso, regadores e  catanas) e kits de sementes de hortícolas (alface, repolho, couve, cebola, tomate, cenoura, pimento e ramas de batata-doce de polpa alaranjada).

O apoio visa revitalizar a produção e produtividade dos camponeses vítimas do Ciclone Idai,  nos três distritos da província de Sofala, região centro de Moçambique.

De acordo com  presidente da União Provincial de Camponeses de Sofala (UPCS), Chica Richard congratulou o gesto da We Effect por apoiar os camponeses que perderam aas suas casas, alguns instrumentos de trabalhos  ficaram sem sementes para a produção.

Chica Richard sublinhou que os camponeses já estão a produzir e esperam galvanizar os níveis de produção e produtividade na província.

Segundo a vice-presidente da União Distrital de Camponeses de Dondo, Mataca Veríssimo que testemunhou  o apoio em  materiais de trabalho e kits de sementes de hortícolas explicou que muitos camponeses ficaram sem tecto, perderam enxadas devido ao Ciclone Idai. Com o apoio recebido, “começamos a produzir, estou a ver que estamos mudados porque antes e agora é muito diferente, já estamos a ter nova cara de como trabalhar e estamos a gostar” frisou.

Por seu turno, a presidente da União Distrital dos Camponeses de Nhamatanda, Lucinda Portugal disse que o projecto APIDAI está a ajudar a população de Nhamatanda a alavancar o distrito. Explicou que os camponeses de Nhamatanda não sabiam como começar a produzir após o desastre natural, mas agora o distrito está a evoluir  com o apoio.

Tags: 
Partilhar:

Mais noticias

CAMPONESES  GORONGOSA ENGAJADOS NA  RECUPERAÇÃO DE MILHO LOCAL

CAMPONESES  GORONGOSA ENGAJADOS NA  RECUPERAÇÃO DE MILHO LOCAL

Para garantir o aumento e a preservação das sementes nativas, a União Nacional de Camponeses (UNAC) iniciou em Setemb[...]
Ler mais
CAMPONESES E AGENTES DE SAÚDE RECEBEM BICICLETAS E MULTICULTIVADORA EM MANJACAZE

CAMPONESES E AGENTES DE SAÚDE RECEBEM BICICLETAS E MULTICULTIVADORA EM MANJACAZE

No quadro das comemorações do dia internacional da luta camponesa, assinalado ontem a nível mundial entregamos uma mu[...]
Ler mais
CELEBRAÇÕES DO DIA INTERNACIONAL DA LUTA CAMPONESA

CELEBRAÇÕES DO DIA INTERNACIONAL DA LUTA CAMPONESA

Sob o lema “Defendendo nossos direitos Campesinos à terra, às Florestas Nativas e à Soberania Alimentar”, realiza[...]
Ler mais

Parceiros

©2025 | UNAC. Todos direitos Reservados.
envelopephone-handsetmap-markermenu-circlecross-circle linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram