Ampliar o acesso aos serviços de saúde nas zonas remontas é fundamental pois reduz a distância percorrida pela população para ter acesso ao atendimento básico como consulta sadia, rastreio de tuberculose, consulta externa entre outras enfermidades.
As brigadas móveis, para além de proporcionar o acesso facilitado aos serviços essenciais às comunidades remotas, melhoram a cobertura e eficiência dos programas de saúde, promovendo a participação massiva da comunidade aos serviços sanitários.
Énia Machel tem 25 anos de idade, é gestante e mãe de quatro filhos, aderiu hoje aos serviços de básicos de saúde com o objectivo de fazer consulta da sua filha Rinalda de 15 meses de vida.
Segundo Machel, esta é segunda vez que uma brigada móvel desloca-se à Chicossane para prestar apoio e garantir serviços ligados a saúde materno-infantil, aconselhamento e testagem em saúde e planeamento familiar.
Durante a consulta da Rinalda, realizada na manhã de hoje, na localidade de Matsandzane, Énia contou que o centro de saúde mais próximo de Chicossane é Mahel que dista a cerca de 20 quilómetros.
“Para chegar ao hospital de Mahel percorro cerca de 20km a pé, porque ainda não há transporte, por que isso quando os enfermeiros vêm aproveitamos mobilizar a comunidade”, sublinhou Machel.