No quadro da visita do nosso parceiro Médico Internacional ao distrito de Gorongosa, província de Sofala, reunimo-nos na manhã de ontem, na localidade de Tambarrara com um grupo de camponeses provenientes de quatro associações de diferentes localidades, com objectivo de avaliar o impacto do projecto implementado naquela comunidade.
Trata-se do projecto “Fortalecimento das capacidades de resiliência e organizativas de famílias camponesas vítimas de ciclone IDAI” que beneficiou 100 camponeses, dos quais 53 mulheres e 47 homens em kits para construção e produção.
A classe campesina associada à UNAC no distrito de Gorongosa, recebeu produtos tais como: chapas de zinco, enxadas, catanas, pulverizadores, sistemas de rega a painel solar, sementes e material vegetativo locais.
Karoline Shaefer durante a sua intervenção, enalteceu o movimento de camponeses pelo trabalho que tem vindo a fazer em prol do campesinato em Gorongosa.
Tin Mulhanga por seu turno, disse que o trabalho que os camponeses estão fazer é uma solução para o mundo, “ é interessante estar aqui, quero aprender o que vocês fazem aqui, o que vocês estão a fazer é uma solução para o mundo. Vamos aprender e queremos levar ao mundo o que fazem”.