Visando contribuir para a imunização de crianças, através da administração de vacinas e desparasitação, as brigadas móveis abrangeram na última quarta-feira a comunidade de Mussikazi, distrito de Gorongosa, onde 37 crianças foram vacinadas e 23 desparasitadas.
As brigadas móveis de vacinação surgem com objectivo de reduzir a distância percorrida pela população local para ter acesso aos serviços de saúde, como: o planeamento familiar, vacinação e desparasitação, suplementação e consultas pré-natal.
As vacinas e a desparasitação estimulam o sistema imunitário do organismo a proteger a pessoa contra infecções ou doenças, mas também, são fundamentais para o controlo do impacto da doenças nas comunidades.
Esta actividade foi liderada pelo serviço distrital da saúde mulher acção social do distrito de Gorongosa, com apoio logístico da União Nacional de Camponeses em parceria com Médico Internacional.
Durante o processo de vacinação, os representantes do parceiro Médico Internacional apelaram aos pais a engajarem-se e apoiarem na mobilização da comunidade, de modo que todas as crianças beneficiem-se desta vacina.
Para além da vacinação, foram realizadas consultas de planeamento familiar, pré- natal, rastreio de desnutrição e consulta geral e sadia, acção que contribui para o fácil acesso aos serviços de saúde.