Para fomentar o associativismo campesino, a União Nacional de Camponeses (UNAC) capacita de 12 à 21, do mês em curso, no distrito de Moamba, membros de quatro associações agropecuárias em matérias de associativismo e liderança participativa.
Foram abrangidos nesta capacitação 37 camponeses, dos quais 31 mulheres e seis homens de Telmina Pereira, Waimbela, Crianças Órfãs e Txivirica associações agropecuárias filiadas ao movimento ao nível do distrito de Moamba, província de Maputo.
O treinamento vai contribuir para o fortalecimento da participação social e política dos camponeses nas políticas públicas, para que as suas vozes sejam ouvidas e atendidas, bem como para o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais, promovendo a organização e identidade colectiva.
Com a formação, a UNAC pretende melhorar a capacidade de gestão, liderança e mecanismos de boa governação ao nível das associações envolvidas, fortalecendo assim a auto-organização e a capacidade de acção coletiva dos membros.
O treinamento, enquadra-se no âmbito do projecto “Fortalecer a segurança alimentar e nutricional das famílias campesinas no distrito de Moamba”, implementado pela UNAC em parceria com a Agência Andaluza de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, no Posto Administrativo de Pessene e Sábiè.