Com vista a expandir o uso de sementes nativas no país, a União Nacional de Camponeses (UNAC), capacitou nos dias 13 e 14 do mês em curso, em Chimoio, 50 multiplicadores de sementes locais de cinco distrito da província de Manica e Sofala.
Trata-se de promotores de Macate, Báruè, Gondola, Sussundenga e Gorongosa distritos beneficiados no âmbito do projecto “Melhorar a soberania alimentar através da promoção de métodos agroecológicos e empoderamento das mulheres nas comunidades rurais em Moçambique”, implementado pela UNAC, com apoio da Rede Inkota.
Com a formação, a UNAC pretendia dotar os promotores de conhecimento e técnicas agroecológicas e multiplicação de sementes locais para melhorar a soberania alimentar das comunidades rurais.
Esta capacitação reforça o nosso compromisso de erradicar a fome e a pobreza e promovermos um desenvolvimento enraizado no saber, cultura e experiência do nosso povo.
A formação ressalta igualmente a nossa luta em prol da agricultura sustentável, através da promoção da agroecologia, sementes nativas com vista a salvaguardamos o futuro gerações vindouras.