Com vista a incrementar o fomento de caprinos no distrito de Moamba, província de Maputo, a União Nacional de Camponeses (UNAC) em parceria com Associação de Trabalhadores e Técnicos sem Fronteiras, entregou na última sexta-feira, 25 de Julho, 20 cabritos à quatro associações agropecuárias de Moamba.
Trata-se das associações Bindzulane Vavassate, Mulheres de Godjua, Associação agropecuária de Mahungo e Pfukane Varime, um gesto que beneficiou 118 camponeses, dos quais 77 mulheres e 41 homens.
O acto, enquadra-se no âmbito do projecto “Reduzir a insegurança alimentar e promover a saúde nutricional das famílias camponesas no posto administrativo de Sabié, distrito de Moamba”.
A entrega vai contribuir para a garantia da segurança alimentar e nutricional e geração de rendimento para as famílias abrangidas contribuindo desta forma para o desenvolvimento rural e alcance dos objectivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 1 e 2) que tem em vista a erradicação da pobreza, combate fome e agricultura sustentável.
O apoio em cabrito ao campesinato de Moamba-Sabié, vai contribuir igualmente para o fortalecimento da economia local.
A UNAC distribuiu o gado caprino às famílias, com o objectivo de que estas multipliquem os animais e os repassem a outras famílias, criando um efeito em cadeia.