Para fortalecer as experiências sobre práticas agroecológicas participamos de 13 à 17 do mês em curso, na cidade de Maputo, do workshop sobre agroecologia, um tipo cultivo tradicional que baseia-se no conhecimento agrícola tradicional e indígena.
O evento liderado por Joost Josephus, consultor em agroecologia e representante de Pão Para o Mundo, reuniu representantes de movimentos sociais e organizações da sociedade civil, com vista a partilhar experiências sobre práticas agroecológicas como: gestão da fertilidade do solo sem insumos externos, redução de riscos através da diversificação e resiliência climática, soberania das sementes e sistemas de sementes geridos por camponeses.
A formação constituiu uma oportunidade para aprofundar práticas agroecológicas que melhoram a fertilidade do solo, conservam a biodiversidade e reforçam a resiliência aos eventos climáticos extremos.
Com o workshop, a UNAC espera consolidar e disseminar na base, o conhecimento sobre práticas agroecológicas, contribuindo desta forma, para a promoção da agricultura sustentável e assegurar os padrões de produção e consumo sustentáveis.