A União Nacional de Camponeses (UNAC) realizou na passada sexta-feira, 04 de Julho, na secretaria do Posto Administrativo de Namaacha, localidade de Impaputo, província de Maputo um encontro de reflexão e formação sobre as experiências dos membros de comités de gestão de riscos de desastres.
O encontro tinha como objectivo proporcionar um espaço de análise da situação actual dos comités de gestão de riscos e desastres, e reforçar o conhecimento dos membros na preparação e resposta aos impactos dos eventos climáticos, bem como reflectir em torno dos desafios do dia-a-dia na realização das actividades.
Entre os desafios comuns abordados pelos participantes destacaram-se questões ligadas à recolha e divulgação prévia da informação, erosão originada pelo abate das árvores ao longo dos rios e queimas descontroladas.
Participaram deste encontro 33 pessoas, das quais 17 mulheres e 16 homens, membros dos comités de Changalane, Goba, Malelane, Impaputo (anfitrião), bem como os representantes do governo nomeadamente: Félix Mucambo, em representação do Director do Serviço Distrital de Planeamento e Infraestrutura de Namaacha, Evaristo Manuel, Técnico da Área de Gestão Ambiental.
Este último destacou que, há necessidade de capacitar continuamente os membros em matérias de manejo sustentável da fauna e flora, e legislação ambiental garantindo que a caça e a colecta de produtos florestais sejam feitas de forma equilibrada.