UNAC REALIZA ESTUDO DE BASE PARA IMPLEMENTAÇÃO DO PROJECTO DE RECUPERAÇÃO DE SEMENTES LOCAIS EM GORONGOSA E BÁRUÈ

No quadro do projecto “Desenvolvimento organizacional rural e promoção da soberania alimentar através da multiplicação e transferência de sementes locais”, financiado pelo parceiro INKOTA e implementado pela União Nacional de Camponeses (UNAC) na província de Sofala e Manica decorreu entre os dias 14 à 25 de Março de 2022, nos distritos de Gorongosa e Báruè a recolha de dados para o estudo de base para a implementação do projecto piloto de resgate de sementes nativas.

O programa de recuperação das sementes locais vai abranger pelo menos seis associações, a destacar Associação de jovens de Nhabirira, Associação agropecúaria de Tsongorera, Simucai Tilime e Phadza Inanthessa entre outras.

Este projecto tem como objectivo melhorar a segurança alimentar e a soberania dos agricultores nos dois distritos, fortalecer participação política e social no país, bem reforçar dos sistemas locais de sementes e melhorar a capacidade de auto-organização dos pequenos agricultores.

Com o programa, espera-se que os agricultores tenham acesso aos bancos de sementes funcionais e totalmente equipados nos seus distritos, conhecimento dos métodos de agricultura agro-ecológica e de dieta alimentar e saudável (diversificação de alimentos) e que a UNAC é reconhecida como o órgão nacional representativo dos interesses dos agricultores em relação às sementes locais e traz os interesses do grupo alvo para os debates nacionais através das estruturas da associação.

Refira-se este programa vai abranger Macate, neste distrito o projecto é uma continuação do trabalho preliminar do projecto anterior, por isso neste distrito foram visitadas no âmbito de monitoria e avaliação as seguintes associações nomeadamente: Kuzuana Kuatendi e Nelson Mandela.

No processo de recolha de dados para a implementação do projecto, foram visitadas as instituições do governo ao nível dos distritos com vista a informar ao governo local  tais como: o sector da educação, serviço distrital das actividades económicas, e serviço distrital da saúde da mulher e acção social, para informar sobre as actividades levadas à cabo pela UNAC, na associações abrangidas.

O director da saúde mulher e acção social de Gorongosa, Jerónimo Langa, congratulou a iniciativa da UNAC e desafiou os camponeses a encarar este projecto com seriedade, visto que vai ajudar a população do distrito. E disse ainda que o governo está aberto para apoiar para o bem do distrito.

O projecto para além de promover o uso das sementes locais, vai actuar na área de educação e saúde, sobretudo no empoderamento da rapariga e combate a casamentos prematuros e também na área de nutrição com enfoque na educação nutricional.

Tags: 
Partilhar:

Mais noticias

UNAC MANTÉM ENCONTRO DE CORTESIA COM CHEFE DE POSTO ADMINISTRATIVO DE MAPULANGUENE

UNAC MANTÉM ENCONTRO DE CORTESIA COM CHEFE DE POSTO ADMINISTRATIVO DE MAPULANGUENE

Mantivemos na manhã de hoje, um encontro de cortesia com o chefe de Posto Administrativo de Mapulanguene, distrito de M[...]
Ler mais
 “PERCORRO CERCA DE 20KM A PÉ PARA O HOSPITAL DE MAHEL”

 “PERCORRO CERCA DE 20KM A PÉ PARA O HOSPITAL DE MAHEL”

Ampliar o acesso aos serviços de saúde nas zonas remontas é fundamental pois reduz a distância percorrida pela popul[...]
Ler mais
BRIGADAS MÓVEIS PRESTAM SERVIÇOS BÁSICOS DE SAÚDE EM MBACANE

BRIGADAS MÓVEIS PRESTAM SERVIÇOS BÁSICOS DE SAÚDE EM MBACANE

Com o apoio de Pão Para o Mundo e em parceria com o governo distrital de Magude através dos técnicos do centro de sa[...]
Ler mais

Parceiros

©2025 | UNAC. Todos direitos Reservados.
envelopephone-handsetmap-markermenu-circlecross-circle linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram