A União Nacional de Camponeses (UNAC), em parceria com a La Via Campesina (LVC) – movimento internacional de camponeses, realiza de 12 à 15 de Julho corrente, no distrito de Marracuene, província de Maputo, uma capacitação especializada em “Agroecologia Camponesa e Justiça Climática” à um grupo de 22 camponeses, dos quais 11 homens e 11 mulheres oriundos de todas as províncias do país.
Os camponeses estão a ser treinados em diferentes temáticas ligadas à agroecologia, nomeadamente: gestão de fertilidade dos solos, gestão de sistemas agroecológicos, rotação de culturas, entre outros, e em questões ligadas à abordagem de justiça climática. A capacitação tem como objectivos desenvolver estratégias para a disseminação de abordagens agroecológicas e de justiça climática, dentro da rede de promotores de extensão rural da UNAC.
Com a formação espera-se que seja (i) elaborado um currículo nacional de agroecologia e da justiça climática para a Escola de Agroecologia da UNAC, (ii) desenvolvidas capacidades dos camponeses em conteúdos sobre agroecologia bem como criado um plano de seguimento sobre justiça climática e agroecologia para réplicas na base e que servirá de instrumento de advocacia e influencia política para a temática.
Participam além de camponeses membros da UNAC, OSC parceiras nacionais como é da Justiça Ambiental (JA), Livaningo e Associação para o Desenvolvimento Sustentável (ABIODES).