Com vista a sensibilizar e erradicar as diferentes formas de violência nas comunidades, a União Nacional de Camponeses (UNAC) em parceria com Pão Para o Mundo, realizaram entre os dias 09 a 11 do mês em curso, no posto administrativo de Mapulanguene palestras comunitárias sobre violência baseada no género e uniões prematuras.
Estas palestras visam igualmente consciencializar e educar a população sobre seus tipos e causas de violência, desconstruir estereótipos de género, promovendo o respeito e a igualdade.
Com as palestras, a UNAC pretende contribuir para o combate à violência, empoderar vítimas e fomentar uma sociedade mais justa e igualitária.
Abrangemos nestas palestras três comunidades nomeadamente Matsandzane, Chicossane, Mbacane e Kumane, onde abordamos sobre a importância da igualdade de género, as múltiplas formas de violência baseada no género, as suas causas e consequências, bem como estratégias de intervenção e denúncia, promovendo a criação de sociedades livres de violência.
Dos encontros com as comunidades, notou-se que Chicossane é uma das comunidades com maior incidência de violência, daí a necessidade de promover cada vez mais palestras e estimular a população a denunciar e buscar por medidas protetivas.
Esta actividade insere-se no âmbito do projecto “Promoção da Soberania Alimentar para as famílias Camponesas em Moçambique através de Resgate, multiplicação e Distribuição de Sementes Nativas” que contempla nesta fase a vertente saúde comunitária.