A União Nacional de Camponeses (UNAC) recebeu na sexta-feira, 10 de Outubro na cidade de Maputo, Joost Josephus, representante do parceiro de cooperação, Pão Para o Mundo (PPM), entidade que trabalha em prol dos direitos humanos, do acesso à educação, saúde e água potável. Pão Para o Mundo é uma organização luta contra a fome, a pobreza e os efeitos das mudanças climáticas.
A visita, enquadra-se no âmbito da monitoria e acompanhamento do projecto “Resiliência aos efeitos de mudanças climáticas através de promoção da soberania alimentar para as famílias camponesas em Moçambique enfoque no resgate, multiplicação e distribuição de sementes locais”, implementado pela UNAC em Maputo, Zambézia, Niassa, Manica, entre outras províncias.
O representante de PPM, efectuou uma visita à União das cooperativas agrícolas de Marracuene (UCAM), com o objectivo de avaliar a implementação do projecto de recuperação de sementes nativas e reforçar os laços e estratégias de colaboração.
Na ocasião, Joost Josephus visitou o banco de sementes locais, estabelecido pelo movimento nacional de camponeses, em Marracuene, no quadro do programa “Resiliência aos efeitos de mudanças climáticas através de promoção da soberania alimentar para as famílias camponesas em Moçambique enfoque no resgate de sementes tradicionais”.
Para a UNAC, a visita do parceiro PPM constitui uma oportunidade para a consolidação dos laços e troca de experiências sobre práticas agroecológicas, visando incrementar a produção e produtividade, através do aprimoramento da fertilidade dos solos.