No âmbito do projecto “Ajuda de emergência em sementes para apoio à segunda campanha agrícola das associações de camponeses da União das Cooperativas Agrícolas de Marracuene (UCAM)”, implementado pela UNAC, em parceria com CIC Batá, no distrito de Marracuene, província de Maputo, realizou-se na manhã de ontem, 21 de Janeiro, uma visita de monitoria com objectivo de avaliar a e acompanhar o desenvolvimento das culturas depois de apoiar os camponeses com kits de sementes de hortícolas.
O projecto beneficiou um total de 311 camponeses dos quais 94 homens e 217 mulheres, membros da Associação dos Camponeses de Bobole 1B, que asseguram ter melhorado as suas vidas depois de receberem sementes de hortícolas tais como : cenoura, repolho, cebola, couve, batata-reno e beterraba.
Este projecto, tem como objectivo contribuir para o direito à alimentação da população do bem como garantir a segurança alimentar e nutricional da população do distrito de Marracuene.
Amélia Fernando, é membro da Associação Camponeses de Bobole 1B, beneficiária do projecto, ela recebeu sementes de alface e batata-reno. Amélia contou que após a colheita conseguiu rebocar a sua casa e guardar um saco de batata-reno para a próxima campanha de produção de hortícolas.
Por sua vez, Salvador Ouana, de 50 anos de idade, presidente da Associação de Camponeses de Bobole 1B, foi um dos membros beneficiados, ele recebeu sementes de batata-reno e pimento.
O presidente garantiu que conseguiu produzir mais de 160 quilogramas de pimento e pelo menos 170 quilogramas de batata-reno, produtos estes destinados ao consumo familiar e comercialização.